Gravura de Chang Ling Hsiang - Taiwan. Foto: Divulgação
Araraquara recebe nesta sexta-feira a abertura da 4ª Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo. O evento acontece no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, a partir das 19h30, com entrada gratuita. Além do Teatro, a Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa também sedia as exposições. O material fica até o dia 29 de outubro.
Diego Sann – Ceará – Carcaça. Foto: Divulgação
A Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade e tem por objetivo homenagear Lívio Abramo, artista araraquarense que promoveu esta arte mundo afora. Desta forma, o evento divulga e permite o acesso às obras deste artista, expande as ações para além do seu espaço físico, fomentar a articulação e o intercâmbio entre os artistas nacionais e internacionais, promove o acesso e a circulação de suas obras para a população de Araraquara e região, proporcionando ações educativas, formação de público e dar ainda mais visibilidade para a cidade como um grande pólo cultural.
Este ano a Bienal traz a participação de seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso e Bahia, além de 12 países: Austrália, Canadá, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Irâ, Reino Unido, México, Suíça, Taiwan.
Assim, o evento reúne um total de 17 artistas internacionais e 37 artistas nacionais convidados, somando 87 gravuras. Vale destacar que todas as 87 gravuras que participam da Bienal foram doadas a Pinacoteca Municipal de Araraquara Mario Ybarra de Almeida pelos artistas, enriquecendo assim, o acervo cultural da cidade.
As obras em exposição no Teatro Municipal são compostas por gravuristas convidados (nacionais e internacionais), enquanto a Casa da Cultura abriga a Sala Especial Lívio Abramo e a Sala dos Cordelistas.
Também, a Bienal Internacional de Gravura faz nesta quarta edição, uma homenagem aos cordelistas, mostrando a influência que a gravura de Cordel tem, junto à Literatura de Cordel ou Literatura Popular. Vale destacar que, na abertura da mostra nesta sexta, em homenagem ao Cordel, será apresentada pelos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira a coreografia “Sertanias”, com direção de Carlos Fonseca.Na Sala Especial Lívio Abramo consta, além de suas obras, inúmeros documentos, curiosidades e informações cobre a vida do ilustre artista. O material é pertencente ao acervo da Pinacoteca Municipal e ao Arquivo Histórico Municipal.
FONTE: 
http://www.araraquaraja.com/araraquara-recebe-a-4a-bienal-internacional-de-gravura-no-teatro/